Tubos PEAD para água: os 5 usos mais comuns
Onde usar tubos PEAD para água? Resposta curta: onde for possível substituir a tubulação feita em qualquer outro material, como aço carbono, inox, latão etc.
A resposta completa você vai acompanhar ao longo do texto. Vamos te mostrar como o PEAD é um dos materiais mais versáteis que você pode usar na sua obra, indústria, sistemas de irrigação, etc.
Já estou até me adiantando mais do que eu deveria aqui na introdução, hein? Então vamos logo começar o texto – vou mostrar 5 usos dos tubos PEAD para a água e onde ele é utilizado.
Começando:
Redes de combate a incêndio
O PEAD é um ótimo material para os sistemas de prevenção a incêndio em qualquer empresa, indústria, depósito ou galpão.
Idealmente, o sistema de incêndio usando tubos PEAD para a água precisa ficar bem elevado e também muito bem distribuído, funcionando como um sistema que não deixa que o fogo se alastre e a temperatura suba.
O PEAD para sistemas de incêndio já é bastante popular, porque ele acaba barateando os custos de instalação pelo seu preço ser mais reduzido que o aço carbono e o aço inox, materiais normalmente utilizados para essa finalidade.
Sistemas prediais de água
Usar os tubos PEAD para a distribuição de água nos prédios vai ser o novo normal em muito pouco tempo.
É uma predição que faço olhando os dados. Conforme novos prédios e condomínios vão sendo construídos, uma das maiores preocupações dos engenheiros é com a manutenção futura dos materiais.
O PVC, de longe o material mais usado para os sistemas hidráulicos em prédios, possui uma resistência mecânica muito baixa, além de uma resistência a temperatura de apenas 60º – o PEAD ultrapassa os 110º.
Qualquer foco de incêndio, mesmo rapidamente controlado, pode gerar distorções no PVC. E conforme sua vida útil vai chegando ao fim (entre 50 e 60 anos), ele vai perdendo ainda mais resistência mecânica e fica sujeito a rupturas e vazamentos.
Isso é algo que não ocorre com o PEAD. Além da sua resistência mecânica muito maior, ele é imune à corrosão e incrustrações, evitando também os entupimentos comuns que o PVC acaba trazendo.
Dragagem
A dragagem é o trabalho de remoção dos sedimentos que vão se acumulando no fundo dos rios.
Quando a mata ciliar vai sendo cortada, a areia, terra e até o lixo da comunidade vão se acumulando no fundo do rio, criando bancos de areia que atrapalham o fluxo de água, a passagem de barcos e podem até fazer o rio desaparecer.
Esse fenômeno é muito comum, e em regiões onde o rio é o principal meio de transporte, causa prejuízos para a população inteira – incluindo pessoas comuns e empresas que fazem o escoamento da sua mercadoria via rotas fluviais.
A dragagem é fundamental para evitar esse problema. Normalmente, ela é feita com tubulações metálicas, mas elas podem ser substituídas pelo PEAD sem problema nenhum na performance do serviço.
A substituição é ainda mais vantajosa quando pensamos que os tubos PEAD para a água não tem problemas com a corrosão, e por serem constituídos de material termoplástico, nunca enferrujam e nem juntam incrustações.
Saneamento básico municipal
Em 2018, uma tubulação adutora de água aqui na nossa cidade, Uberlândia, rompeu e lançou um jato de mais de 10 metros para cima, no meio da avenida mais movimentada da cidade, em pleno horário de almoço.
20 bairros tiveram o fornecimento de água interrompido e ele só foi reestabelecido à noite. O material do tubo? PVC, assim como a maior parte das tubulações adutoras e de saneamento básico urbano.
Mas tem acontecido uma mudança de comportamento por parte das empresas de saneamento básico no Brasil, sejam ela privadas, estatais ou municipais. Estamos percebendo um aumento substancial na procura por serviços que envolvem tanto a comercialização dos tubos PEAD quanto a execução de serviços, como as soldas termoplásticas.
Uberlândia mesmo, que se viu em um grande problema de distribuição de água em 2018, como falamos acima, já está modernizando seu sistema de adutoras.
Veja matéria no portal da Prefeitura Municipal de Uberlândia que fala de obra da Complastec em parceria com a Consan Engenharia.
Já falamos sobre a diferença entre o PVC e o PEAD ali acima, mas é importante ressaltar sua resistência mecânica. A pressão exercida pela água ao passar pelo tubo já é grande, e ainda é preciso considerar o peso do solo e os carros passando por cima da tubulação o tempo todo.
E de verdade: todos nós sabemos o quanto vazamentos de água são comuns em regiões urbanas. Também comum é o uso do PVC. Há uma relação clara aí, e a substituição pelos tubos PEAD para a água vem se mostrando cada vez mais necessária.
Irrigação por gotejamento
Não há a menor necessidade de usar qualquer outro: os tubos PEAD para a água são os mais indicados para a irrigação por gotejamento.
A resistência mecânica e térmica, além da longa vida útil e incrustação e corrosão reduzidas são os ingredientes perfeitos para uma irrigação que não dá dor de cabeça em ninguém.
Muitas vezes, os fertilizantes são misturados junto à água da irrigação, e dependendo do tipo utilizado, isso pode causar esses problemas citados acima em tubulações como o PVC ou o aço.
Com o PEAD isso não é problema, devido à sua resistência justamente a esse tipo de problema.
E aí, está convencido de como os tubos PEAD para a água são imbatíveis nesses cenários? É uma questão lógica: em muitos deles, a troca só não acontece pelo investimento em refazer toda a malha.
Mas se você é engenheiro e está começando uma obra, considere o PEAD primeiro. Entre em contato com os nossos especialistas que eles podem te ajudar com alguns orçamentos, certo?
Até o próximo texto!
Deixe um comentário