Back to Blog
Tanques de aço em uma cervejaria.

Uso do PEAD em sistemas de tubulações pré-isoladas na indústria cervejeira.

Tanques de aço em uma cervejaria.

Os sistemas de tubulações pré-isoladas foram, por décadas, constituídos principalmente de aço ou cobre.

Aliás, praticamente toda a tubulação industrial de alguns anos atrás é composta por esses materiais. Mas com o advento e a popularização dos tubos PEAD, a situação vem mudando radicalmente.

Hoje, inúmeras indústrias estão trocando sua tubulação pelo PEAD por conta das vantagens que ele traz e a economia que ele proporciona.

Nesse texto, vamos falar sobre mais uma mudança que vem acontecendo, dessa vez em indústrias cervejeiras e em cervejarias – a implementação do PEAD em sistemas de tubulações pré-isoladas.

Ao longo do texto, você vai perceber que o uso do PEAD pré-isolado não está restrito ao universo cervejeiro, e pode ser usado em qualquer situação de temperaturas extremas.

Mas começando com o básico:

Como funciona o PEAD em sistemas de tubulações pré-isoladas?

Tubulação de PEAD pré-isolada da GF.

 

As tubulações isoladas são muito necessárias em vários tipos de indústria e até na realidade comercial.

Supermercados, frigoríficos, cervejarias – todos esses negócios precisam, em algum momento e para alguma tarefa específica, de uma tubulação isolada que possa transportar materiais frios sem troca térmica com o ambiente ao redor.

Uma tubulação pré-isolada é aquela que já vem preparada para o frio intenso ou o calor. Quando a tubulação não vem pré-isolada, é necessário fazer o isolamento térmico após a instalação.

No caso do PEAD pré-isolado, é o poliuretano de alta densidade o responsável por fazer esse isolamento térmico.

Há uma espuma grossa entre a jaqueta externa da tubulação e o seu tubo principal no interior, mantendo a temperatura interna isolada e a externa imperceptível.

? Leia também: Qual a diferença entre o polietileno de alta e baixa densidade?

Quais são as temperaturas que o PEAD pré-isolado pode atingir?

Vários tubos de PEAD empilhados.

Como exemplo, vamos usar o COOL-FIT PE Plus, da GF Piping Systems. A multinacional suíça é nossa fornecedora nesse tipo de tubulação e vem tendo bastante sucesso na indústria.

Nesse tipo de tubulação, a temperatura mínima chega aos -60º C, sem variação térmica no transporte por conta da insulação com o poliuretano.

Essa temperatura é ideal para qualquer utilização em frigoríficos, indústrias, cervejarias, supermercados e onde mais for necessário.

O uso do PEAD em sistemas de tubulações pré-isoladas na indústria cervejeira

Tanques de cerveja em indústria cervejeira.

Cada indústria do ramo cervejeiro tem suas particularidades na produção do seu produto final.

Mas mesmo com essas particularidades, algumas etapas permanecem as mesmas ou bem similares entre indústrias.

Sempre há um momento de resfriamento do mosto, mais especificamente após a adição do lúpulo à mistura e sua ebulição.

Nessa etapa, as temperaturas podem variar entre 8º C e 9º C, para uma fixação das propriedades do lúpulo à mistura.

Além desse momento de resfriamento, há um segundo, logo após a maturação e a primeira filtragem. A cerveja passa por esse processo para reduzir seus componentes voláteis e para a fixação do sabor daqueles que sobraram.

Esse segundo resfriamento atinge temperaturas entre 0º C e 2º C.

Nessas duas etapas, é fundamental que o transporte da mistura resfriada seja feita por uma tubulação de qualidade, que não dá margem para atrasos que podem interromper o processo.

Além disso, por suas capacidades anticorrosivas, o PEAD é um meio estéril para a cerveja em produção, eliminando a possibilidade de contaminações durante o processo.

Quais são as vantagens do PEAD pré-isolado para baixas temperaturas?

Pessoa com luvas segurando porta de freezer de supermercado.

As vantagens do PEAD em sistemas de tubulações pré-isoladas vão além da sua capacidade de temperatura bem reduzida.

O PEAD como um todo é uma solução mais leve, mais sustentável e prática do que qualquer outro material. Ele traz mais segurança e aproveitamento aos seus sistemas, além de proporcionar uma vida útil muito maior.

Aqui nesse tópico vamos nos aprofundar um pouco mais nessas vantagens, relacionando-as ao uso específico do PEAD pré-isolado.

Olha só:

65% mais leve que o aço

Ter uma tubulação mais leve abre espaço para decisões estratégicas na sua indústria.

No caso de uma voltada somente para a produção da cerveja, o peso reduzido permite que o PEAD instalado no teto do galpão não inviabilize a instalação de outros equipamentos, melhorando o desempenho da produção e o layout do chão de fábrica.

E no caso de indústrias que operam também como cervejarias abertas ao público, o transporte da cerveja não a faz perder sua temperatura e a instalação no teto fica mais segura.

30% menos energia usada no resfriamento

Para transportar materiais frios, o PEAD sempre é melhor do que o aço por conta do seu coeficiente termodinâmico reduzido.

Pense no exemplo a seguir: dois tanques resfriados, um a -10º C e outro a -20º C. Você precisa levar o líquido do tanque 1 para o tanque 2.

No caminho, caso você use tubulações de aço, o líquido a -10º C vai aumentar sua temperatura em alguns graus, por conta da troca de calor com o ambiente. Quando ele chegar no tanque 2, mais energia precisa ser gasta para que a temperatura se mantenha.

Com o PEAD isolado, essa energia é reduzida em até 30%, segundo a GF.

? Leia também: Tubos PEAD para água: os 5 usos mais comuns 

Livre de manutenções

Sem corrosão, a manutenção da sua tubulação PEAD é praticamente inexistente.

Nas outras tubulações, a lavagem com power-wash pode acabar degradando o sistema e tirando sua eficácia. No PEAD pré-isolado isso não acontece, já que ele é completamente isolado, sem nenhum contato do poliuretano com o ambiente.

50% (ou mais) rápido de instalar

A soldagem de uma tubulação em aço é significativamente mais lenta que a de tubos PEAD.

No caso de sistemas de tubulações pré-isoladas, o tubo já vem preparado para a eletrofusão, um processo simples e que pode ser feito em algumas horas.

Veja um vídeo comparativo para entender melhor. Enquanto um sistema com tubos PEAD pré-isolados demora cerca de 3 horas para ficar pronto, um de aço demora pode demorar até 20 horas.

How to install insulated piping in less time – use COOL-FIT® PE Plus

Viu só como os usos do PEAD em sistemas de tubulações pré-isoladas são incríveis?

Em qualquer negócio onde é necessário transportar líquidos em temperaturas frias, abaixo de zero ou extremas, essa tubulação é fundamental para manter seu negócio competitivo.

A divulgação do PEAD ainda é muito baixa na internet e na mídia em geral, e isso faz com que muita gente não veja suas inúmeras aplicações na indústria, no comércio, na construção civil e na segurança.

Nosso próximo texto apresenta mais um desses usos inusitados. Vamos entender como funciona o PEAD nas redes de incêndio?

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to Blog