Porque o PEAD é melhor para o meio ambiente?
O uso do Polietileno de Alta Densidade em obras que levam tubulações é a melhor decisão que uma empresa poderia tomar, e consequentemente os clientes da empresa também.
Por que? Porque esse material possui o melhor custo benefício do mercado, além de várias outras vantagens, que discorreremos a seguir, que o coloca à frente de outros materiais concorrentes, como ferro e PVC.
E como fica evidente no título sobre sua postura favorável ao meio ambiente, ele é um produto sustentável, o que é mais que necessário em tempos de ebulição global que vivemos.
Crise ambiental e uso de tubulações
O termo falado anteriormente, Ebulição Global, ficou bem conhecido recentemente.
Foi usado pela ONU e se refere à aceleração do aumento da temperatura da terra e intensificação das mudanças climáticas.
Ela é causada pelo aumento da incidência de Co2 na atmosfera que causa um aquecimento, o chamado efeito estufa, resultado da intervenção humana na natureza.
A produção de materiais para tubulação, com exceções, contribui e muito para esse caos, conforme falaremos adiante.
A crise climática não é de hoje
Desde o ano 1900 vem acontecendo esse fenômeno, e existem alertas para o aquecimento mundial desenfreado. Infelizmente, muitas pessoas ainda consideram isso um “mito” e continuam com práticas que, inevitavelmente, levam a grandes catástrofes.
Um exemplo bem conhecido é a tragédia do Rio Grande do Sul que afetou mais de 2,3 milhões de pessoas.
Por outro lado, temos empresas, como a Complastec, que abraçam a causa, e vem fazendo mudanças no mundo através de práticas apoiadas na sustentabilidade, como por exemplo a substituição de materiais que degradam a natureza por materiais não nocivos e que a protegem.
Outras Tubulações X PEAD
Quando a gente fala de tubulações, os materiais que podem ser usados para cumprir o objetivo de transporte e armazenamento de substâncias são variados.
Um dos mais utilizados é o metal. Uma escolha padrão, e que parece inofensiva, mas que causa vários problemas para o ambiente e a população.
- O primeiro impacto negativo está na própria produção desse elemento, já que há uma emissão altíssima de Gás Carbônico.
- Essas tubulações com o tempo se desgastam, enferrujam, e podem ser corroídas por dentro, e o resultado disso? Vazamentos e derramamentos de substâncias, sejam elas produtos químicos agressivos, toxinas, água ou qualquer outra coisa. Elas agridem a natureza, causando estragos, contaminação terrestre e aquática e mais desmatamento.
- Além disso, há também o desperdício de recursos, e substâncias, o que leva a necessidade de produzir mais matéria, reiniciando o ciclo do desperdício e prejuízo à natureza.
São muitas as consequências provenientes destas tubulações, por isso, é ideal adotar o uso do PEAD.
Agora vamos às vantagens do uso desse polímero.
Vantagens do PEAD para o meio ambiente
Seja em obras industriais, residenciais ou comerciais, o PEAD tem se destacado no mercado por sua versatilidade e eficiência incomparáveis.
Além disso, no contexto da preservação ambiental, ele se sobressai por ser reciclável, durável, resistente e por diversas outras qualidades que você verá a seguir.
Grande durabilidade
Uma das principais vantagens do PEAD é sua resistência e durabilidade. Ele suporta impactos, abrasões e produtos químicos, o que o torna extremamente forte.
Produtos feitos de PEAD, como tubulações e recipientes, têm uma vida útil longa, o que acaba com as substituições frequentes.
Menos substituições resultam em menos resíduos e menor demanda por recursos naturais para a fabricação de novos produtos.
Reciclável
O PEAD é reciclável. Os produtos feitos desse material podem ser reutilizados e transformados em novos itens.
Essa ação reduz a necessidade de produção de plástico, economizando energia e recursos naturais. Além disso, a reciclagem diminui a quantidade de resíduos plásticos que acabam em aterros sanitários ou, pior ainda, poluindo nossos ecossistemas.
Menor Emissão de CO2
A produção de PEAD gera menos emissões de CO2 em comparação com muitos outros materiais plásticos.
E como a gente falou anteriormente, reduzir as emissões de gases de efeito estufa é crucial na luta contra as mudanças climáticas, e a escolha de materiais de baixo carbono como o PEAD é um passo importante nesse sentido.
Alta Resistência Química e à Corrosão
O PEAD é altamente resistente a produtos químicos e à corrosão. Essa resistência prolonga a vida útil dos sistemas de tubulação, minimizando a necessidade de manutenção e substituição.
Como já mencionamos: menos manutenção e substituição significam menos resíduos e menor consumo de recursos.
Transporte Eficiente
Devido à sua leveza em comparação com materiais tradicionais como metal e concreto, o PEAD é mais fácil e eficiente de transportar. Isso resulta em uma menor pegada de carbono durante o transporte dos materiais.
A eficiência no transporte também reduz o consumo de combustíveis fósseis, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Uso Sustentável
O PEAD é usado para criar infraestruturas que ajudam na preservação de ecossistemas. Por exemplo, em sistemas de irrigação, a durabilidade e a eficiência do PEAD ajudam a conservar a água, um recurso cada vez mais precioso.
Em aterros sanitários, o PEAD cria uma camada impermeável de plástico, que evita que o chorume produzido infiltre no solo e chegue aos lençóis freáticos.
Viu só? O PEAD, com certeza é a melhor escolha para o meio ambiente e a Complastec está comprometida com a sustentabilidade e a melhoria da infraestrutura do país através do uso do PEAD, promovendo um futuro mais verde e eficiente.
Conheça os serviços da Complastec e veja como soluções inovadoras estão transformando o setor, protegendo o meio ambiente e beneficiando nosso país.
Um abraço, e até a próxima!
Deixe um comentário