Back to Blog

Pressão nominal: o que é e como impacta em tubos PEAD?

Pressão nominal: quem trabalha com a instalação ou a fabricação de tubos – de PEAD ou de qualquer outro material – conhece bem esse nome. A pressão nominal é o que define a espessura da tubulação, podendo ser adequada para ela ou não.

Ao fazer uma cotação para um serviço, essa é uma informação básica e que precisa ser transmitida de imediato, pois ela tem reflexos não só no tipo de trabalho a ser realizado, mas também nos próprios materiais e nas suas dimensões.

Hoje, vamos falar um pouco mais sobre a pressão nominal e entender onde ela impacta no orçamento de uma instalação, pensando principalmente no transporte de líquidos. Vamos começar?

O que é pressão nominal?

O melhor da pressão nominal é que você não precisa ser versado em física de materiais ou um engenheiro para entender o que ela é e o que representa para uma obra.

Basicamente e em pouquíssimas palavras, a pressão nominal é a “resistência” do material, o quanto de carga ele aguenta antes da ruptura.

Esse índice é expresso em bar, e normalmente é visto no anúncio do próprio material, sendo que os compradores em obras normalmente já vão buscar o produto com a pressão nominal adequada.

Escolher um produto de pressão nominal menor do que a real, vista em situação de uso, vai ocasionar rupturas e vazamento do material, o que requer uma manutenção especializada que não mitiga o risco de isso acontecer novamente. Por isso é tão importante ter consciência ao fazer a compra e instalação: se a PN estiver inadequada, o único remédio é refazer.

Tabela de diâmetros por SDR/PN.

Pressão nominal em tubos PEAD: há um diferencial?

Mais uma vez optando pelas poucas palavras: sim, há um diferencial do PEAD em relação a pressão nominal, mas ela não é tão óbvia.

Você pode comprar tubos de qualquer material para atingir uma pressão nominal X, mas o PEAD o faz com menor SDR – standard dimension ratio. Basicamente, o PEAD é capaz de resistir à pressões nominais mais intensas sem a necessidade de ter um diâmetro exageradamente grande.

Isso se dá pela natureza resistente do material, que apresenta:

  • Rugosidade ótima e incomparável a outros materiais;
  • Fortíssima resistência ao impacto;
  • Resistência a químicos variados;
  • Imunidade a corrosão galvânica ou eletrolítica;
  • Efeito de incrustação extremamente baixo;

Entre outras qualidades. Tudo isso junto garante a melhor solução para suportar uma pressão nominal mais exigente.

E isso sem contar com a sua vida útil de mais de 50 anos. A própria definição da pressão nominal, inclusive, é tida com a temperatura a 25º C e levando em consideração uma vida útil de 50 anos transmitindo água.

Mas só para deixar claro: não é que o PEAD necessariamente suporta uma pressão nominal maior. Ele o faz com mais eficiência e garantia.

Teste hidrostático da tubulação de PEAD

O que levar em conta ao fazer um orçamento ou comprar a tubulação?

O tubo PEAD vem com “instruções”, por assim dizer, através da sigla PN.

O que quer dizer PN 10 em um tubo? E PN 20? Basicamente, é o índice de pressão nominal que aquele tubo em específico suporta. Se você comprar um tubo PN 10 mas o seu sistema tem pressão nominal de 20 bar, a ruptura é tão certa quando iminente.

O índice PN em bar é um padrão europeu, que se apresenta através da sigla de pressão nominal (PN) e o próprio índice. A faixa definida por esse padrão é PN2.5, PN6, PN10, PN16, PN25, PN40, PN63, PN100, e daí por diante: PN160, PN250, PN320, PN400, etc.

Ao fazer um orçamento, leve sempre em consideração a pressão nominal do sistema e do tubo. Falar sobre isso pode parecer um pouco com “chover no molhado”, mas não são raros os casos onde a ruptura acontece por erro justamente na PN – que, aliás, é descrita no próprio projeto.

Um dos diferenciais do PEAD é a sua facilidade de instalação, caso rupturas aconteçam. Mas mesmo assim, elas representam graves riscos ambientais e até para a vida humana – sem falar, é claro, nos prejuízos e tempo morto para a indústria.

Por isso, é sempre melhor prevenir, ter o projeto em mãos ao discutir valores, e contar com profissionais qualificados.

E é assim que terminamos nosso texto: com profissionais qualificados. A Complastec tem muitos anos de experiência na área, e está 100% disposta a te ajudar na escolha do tubo PEAD correto para a sua obra.

Tem dúvidas? Fale conosco, teremos o maior prazer em te ajudar no que for preciso. Um abraço e até o próximo texto.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to Blog