Marlim Azul: Complastec fará instalação na primeira usina termoelétrica do Pré-sal
A usina Marlim Azul representa duas grandes vitórias para o Brasil. Primeiro, a abertura do mercado energético brasileiro para o capital estrangeiro, e segundo a primeira extração de gás natural para uso em eletricidade no Pré-sal. Por esses motivos, é uma grande honra poder trabalhar na montagem de tubos PEAD para essa obra.
O trabalho realizado na usina é de extrema importância para o país – relação que se repete no trabalho de montagem de tubos da Complastec, que é de extrema importância para a própria usina.
Hoje, queremos tirar um momento para comemorar essa conquista e te contar um pouco mais sobre o trabalho realizado pela Shell na geração de energia. Vamos saber mais?
O que é a Marlim Azul e o que ela representa?
É fácil perceber a grande relevância e importância da usina Marlim Azul para o Brasil. O que salta aos olhos é a utilização do gás natural do Pré-sal pela primeira vez na história brasileira para a geração de energia.
A Marlim Azul Energia, como empresa, foi criada em uma joint venture de capital estrangeiro e nacional. Participando, está o grupo Patria Investimentos, a Mitsubishi Hitachi Power System (MHPS) e a mais conhecida dos brasileiros das “sete irmãs” do óleo: a Shell.
Tudo isso contando com um empréstimo de quase 500 milhões dólares pelo BNDES, marcando ainda mais o apoio nacional à inserção de capital estrangeiro em recursos brasileiros, algo inacreditável há menos de dez anos atrás.
A usina da empresa, que leva o mesmo nome – Marlim Azul – é uma iniciativa para a utilização de recursos menos poluentes para a geração de energia. A Shell, com 29,9% de participação na empresa, entra com o óleo, enquanto a MHPS (20%) e o grupo Patria (50,1%) lidam com a tecnologia e o financiamento da operação.
A usina tem previsão de início das atividades em 2023, e está sendo construída nesse momento em Macaé. E é aí onde entra a Complastec e a montagem de tubos em PEAD.
Complastec vai realizar a montagem de tubos para a Marlim Azul
Com um escopo tão grande, fazer parte da obra da Marlim Azul é uma honra incomensurável.
A usina Marlim Azul está sendo construída para integrar o CLIMA – Complexo Logístico Industrial de Macaé. Esse empreendimento foi concebido buscando criar oportunidades para que indústrias – sejam elas de qualquer segmento – criem raízes na cidade fluminense.
E não poderia haver um lugar melhor para ser a casa da Marlim Azul. A infraestrutura do CLIMA é extremamente avançada, garantindo distribuição de gás natural por tubulação subterrânea, rede fibra ótica para dados e voz, sistemas sanitários e ETE própria, segurança particular e distribuição de água potável própria. E é exatamente aí onde entra a Complastec.
Serviço de Adução para o CLIMA e Marlim Azul
A Complastec, sendo referência em instalação, manutenção e soldagem PEAD, vai realizar o projeto de adução para o CLIMA, e consequentemente, para a Marlim Azul.
O serviço de adução traz a água de uma fonte próxima para que ela possa ser usada pelas indústrias da região, respeitando todos os protocolos ambientais. “Adução” se refere ao transporte da água, seja ela para uma estação de tratamento para que se torne potável da própria estação para a distribuição geral.
Fazer parte desse projeto em algo tão fundamental – a água do CLIMA – é um privilégio reservado aos melhores do ramo. É gratificante poder contribuir para o progresso do país, e esperamos poder fazer ainda mais.
Montagem de tubos em PEAD para todas as obras
Não podemos deixar de salientar a alta equivalência entre obras que a montagem de tubos PEAD oferece. Em poucas palavras, a montagem do PEAD para a Marlim Azul é quase igual à sua obra.
A maior diferença é o projeto. O material, a técnica e os profissionais são os mesmos em qualquer tipo de obra.
Essa é a democratização oferecida pelo PEAD, de longe o mais versátil dos termoplásticos. Seu projeto hidráulico pode ser completamente diferente de uma petrolífera ou uma termoelétrica a gás natural, mas ao mesmo tempo, a montagem de tubos PEAD não será tão diferente assim.
São como tijolos. Cada obra tem suas particularidades que são só suas. Uma casa é uma casa, um prédio é um prédio. Mas nas paredes de ambos, quem oferece a sustentação são os mesmos tijolos, quem constrói são os mesmos pedreiros, quem projeta são os mesmos engenheiros.
Isso é para dizer que, na Complastec, temos o mesmo nível de interesse pela sua obra e pela participação de um projeto a nível nacional como a Marlim Azul. A montagem de tubos PEAD é o nosso forte e a nossa paixão, seja na lavoura, no garimpo ou em alto mar.
Quer saber mais sobre como atuamos na montagem de tubos PEAD para gás natural? Veja no nosso site. Até logo e nos vemos no próximo texto.
Deixe um comentário